quarta-feira, 11 de maio de 2016

Pura Vida na Costa Rica

Situada na América Central, banhada pelo Oceano Pacífico e pelo Mar Caribe, venerada por surfistas, a Costa Rica é também um paraíso para amantes da natureza. Um país pequeno mas com uma grande área preservada; aproximadamente 20% do seu território está ocupado por zonas protegidas. Detentor de uma biodiversidade incrível e de uma beleza natural impressionante, a oferta, para os seus visitantes, é grande e diversificada: vulcões, parques nacionais, florestas tropicais e praias paradísiacas. Se o tempo é sempre curto para o que há para ver, na Costa Rica é ainda mais.
slogan do país, Pura Vida, exclamado em tons de saudação ou dito em forma de agradecimento, simboliza o espiríto gentil e a maneira de viver do seu povo. Com este olá costariquenho, começo o relato da viagem que fizemos por este país que fez do pacifismo um modo de vida e que se orgulha de não ter exército.

Pura Vida!


Manzanillo

26 de Março de 2016. Aterrámos na capital, San José. O entusiasmo era enorme. Além de ser um destino, por mim, há muito desejado estávamos prestes a iniciar uma semana de férias com amigos. Escolhemos passá-la a desfrutar do ambiente relaxado das praias caribenhas e a descobrir a vida selvagem em Tortuguero.

Puerto Viejo de Talamanca

Saimos de San José em direção à província de Limón. De carro seguimos por uma estrada que passa pelas verdes montanhas e por plantações de banana de perder de vista. O cenário, ao longo da viagem, anuncia-nos o paraíso verde que é a Costa Rica.
Quatro horas depois chegamos ao nosso primeiro destino, Puerto Viejo de Talamanca. Um vilarejo de alma hippie e estilo boémio, situado no sudeste do país, próximo da fronteira com o Panamá. Hospedados na praia Cocles, conhecida pelo surf e com um ambiente bem descontraído, fomos definindo os passeios pela zona.
O clima quente e húmido proporciona praias maravilhosas, como a Chiquita e Punta Uva, cercadas por uma mata exuberante e densa. Selvagem, com pouca gente e igualmente bonita é a praia que acompanha a trilha do Refúgio Nacional de Vida Silvestre Gandoca - Manzanillo.
Vizinha de Puerto Viejo de Talamanca, a vila de Cahuita é uma das portas de entrada para o parque nacional com o mesmo nome. Aqui moram deslumbrantes praias de areia branca, águas de um lindo azul turquesa e muitas palmeiras.

Puerto Viejo
Puerto Viejo
Praia Cocles
Restaurante Que Quilombo, Cocles
Praia Punta Uva
Praia Punta Uva
Manzanillo
Manzanillo
Manzanillo
Manzanillo
Manzanillo
Praia Chiquita
Parque Nacional Cahuita
Parque Nacional Cahuita
Parque Nacional Cahuita
Parque Nacional Cahuita
Parque Nacional Cahuita
Parque Nacional Cahuita

Estes diferentes tons de azul e verde fizeram a alegria dos nossos olhos. Para a alegria dos meus contribuiu também toda a bicharada que fomos encontrando. Assim os dias foram enriquecidos a ver os macacos capuchinhos nos ramos das árvores junto à praia, a avistar o azul deslumbrante da borboleta morpha ou a presenciar, todas as manhãs durante o pequeno almoço, os movimentos rápidos dos colibris. Ao contrário de outros turistas, não tivemos a sorte de ver uma preguiça de perto e no seu habitat natural. Descobrir uma até passou a ser o nosso desafio diário. Foi, somente, no Sloth Sanctuary, um santuário que promove e implementa a proteção e reabilitação de preguiças, que ficámos a conhecer esse bicho de olhar meigo e hábitos solitários.


Preguiça, Sloth Sanctuary
Parque Nacional Cahuita
Rã venenosa preta e verde, Cocles

Tortuguero, um lugar mágico

O Parque Nacional Tortuguero é um dos destinos mais populares da Costa Rica. Atrai muito ecoturismo; além de uma fauna e flora exuberantes, as suas praias de areia negra são um dos principais pontos de desova, de tartarugas marinhas, do mundo. Infelizmente não visitámos o parque nessa altura. Mas a natureza na sua essência mais pura pode ser encontrada aqui e a natureza faz-me sempre sorrir!
A pequena povoação do parque fica situada numa estreita faixa de terra entre a lagoa e o mar. Um vilarejo onde não há carros e muito menos estradas para lá chegar. E ainda bem! Foi da maneira que fizemos uma memorável viagem de barco.

Barco para Tortuguero 
Paisagem da viagem de barco para Tortuguero
Vila de Tortuguero
A rua principal da vila de Tortuguero
Tucano, Vila de Tortuguero 
Praia de Tortuguero
Vila de Tortuguero

Andar de bote pelos canais de Tortuguero é uma experiência incrivel e a não perder. A selva encontra-se com a água e não só vemos de perto vida selvagem como "sentimos o bosque". Sentimos o silêncio e a paz da floresta. Arrepiamo-nos ao ouvir os potentes uivos dos macacos uivadores. Sentimo-nos vigiados pelo caimão cujos olhos espreitam fora da água. Na memória trago imagens tão fantásticas como: as do pássaro serpente a secar as penas ao sol,  do basilisco a correr na água, dos macacos capuchinhos languidamente debruçados nas árvores ou simplesmente das cores das borboletas  e dos tucanos a decorar os céus. 

A começar o passeio de bote pelos canais de Tortuguero
Basilisco, canais de Tortuguero
Caimão, canais de Tortuguero
Macacos Capuchinhos, canais de Tortuguero
Canais de Tortuguero
Canais de Tortuguero
Trilha, Parque Nacional Tortuguero

A capital, San José

A passagem pela capital foi muito curta. San José  não é uma cidade muito bonita e tem poucos atrativos. Uma manhã chegou para passear em zonas com alguns pontos de interesse como o Parque Nacional e a Praça da Democracia.

Em frente ao Museu Nacional, Praça da Democracia
Parque Nacional
Mercado de Artesanato
Teatro Nacional
Jantar de despedida, restaurante Furca

Viajar é colecionar memórias sobre o mundo.
Gostaram destas que aqui partilhei com vocês?


Algumas informações práticas


  • A moeda na Costa Rica é o Colón. Nas caixas multibanco dá para levantar Colones e Dólares.
  • Para sair do país paga-se uma taxa de $26 por pessoa. Esta taxa pode estar incluída no valor do bilhete de avião. Convém obter essa informação.
  • Há wi-fi em todo o lado.
  • O barco público para Tortuguero apanha-se em Pavona. No local há parque de estacionamento pago. Uma parte da estrada até Pavona é em terra batida.

14 comentários:

  1. Esta é que eu gostava mm! que inveja... mas da boa! Obrigada por mais esta partilha! bj grd

    ResponderEliminar
  2. Mais um passei que dei com uma descrição maravilhosa.Ahh
    Gostei muito, os bichos é que me encomodaram. As fotos estão óptimas. Algumas estão enriquecidas com belos modelos.
    Obrigada. Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Gosto sempre muito de ler os seus comentários :)
      Pois, bicharada há lá muita. Ainda tenho mais fotos. Mas essas não lhe mostro ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. As informações são muito importantes. Gostei muito muito
    Beijinhos para os dois + dois

    ResponderEliminar
  4. Muito bonito!
    Muito boa as descrições das vossas viagens. Ao ler fiquei com a impressão que também estava a percorrer a mesma estrada!
    Parabéns e divirtam se!

    ResponderEliminar
  5. Que lindas paisagens !
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São muito lindas mesmo as paisagens na Costa Rica :)
      Beijinhos :)

      Eliminar
  6. Gostava de viver na Costa Rica?
    Desde 2003 quando li a revista blue travel que este país não me sai da cabeça!
    Saúde...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um país onde não me importava de viver uns tempos. Gostei muito de conhecer :)

      Eliminar