quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Um graffiti, uma história - Comuna 13, Medellín

O Graffitour da Casa Kolacho levou-nos a conhecer a Comuna 13, uma favela de Medellín com 140 mil habitantes. Já foi considerada um dos lugares mais perigosos da cidade colombiana. Atualmente, embora continue a ser uma zona pobre e insegura, é um lugar turístico conhecido por ser um dos espaços com mais arte urbana.
A Comuna 13, pela sua localização estratégica e pelo emaranhado de vielas labiríntico, serviu em tempos de base à guerrilha das FARC. Foi palco de várias operações militares e do maior combate, num setor urbano, da história do conflito armado colombiano - a operação Orión. Nesta operação, levada a cabo em 2002, o Estado Colombiano ocupou a favela e expulsou a guerrilha. Tal como em outros campos de batalha, neste também houve lugar  ao sofrimento civil. São algumas dessas histórias de dor e de violência que Juan David, cantor de Hip Hop e guia do Graffitour, nos conta à medida que vamos encontrando algumas das obras de arte que decoram paredes e muros da favela. Um passeio repleto de recordações amargas mas também de otimismo e futuro. 



O Graffitour começa com uma viagem de colectivo (autocarro público) que nos deixa já numa íngreme rua do bairro Villa Laura, na zona alta da Comuna 13, para logo entrarmos no bairro Independencias. É aqui que desço no escorrega que homenageia um dos meninos que morreu vítima de uma bala perdida; um espaço que, segundo Juan David, não foi construído para recordar esse dia trágico mas sim para celebrar a vida. O bairro Independencias é morada de casas de fachadas coloridas, de tetos pintados com pássaros e flores, de muitos graffitis e das famosas escadas rolantes que abrem caminho pela encosta. São projetos como estes, inovadores de renovação urbana, que tornam a Comuna 13 num exemplo de como se podem recuperar e revitalizar comunidades.
Provamos o delicioso gelado da Dona Consuelo que nos ajuda a recuperar energias e continuamos a descer a encosta. Passamos pelo mais pequeno e mais antigo bairro da favela, o Veinte de Julio, e chegamos à Casa Kolacho, um centro cultural de Hip Hop, situado no bairro San Javier. Terminamos o Graffitour de lata de tinta na mão a graffitar as nossas tags (assinaturas dos graffiteiros).
A arte é sem dúvida uma poderosa ferramenta de trasformação e foi um excelente cartão de visita à Comuna 13.




Casa Kolacho


Um projeto que nasceu da paixão pela arte, partilhada entre jovens grafiteiros, músicos, fotógrafos e produtores audiovisuais e musicais e pretende brindar a comunidade com espaços saudáveis onde cada um possa lutar pela sua felicidade.


"Medellín isn´t a model of a perfect city. Medellín is a laboratory city, where we experiment on a daily basis, because we´re tired of suffering, because we´re tired of living what we´ve lived. Because we belive it´s posible to have a better world and that we´re capable of doing it."
Jeihhco, fundador da Casa Kolacho


Contatos

Informações e agendamento do passeio "Graffitour por la Comuna 13":
casakolacho@gmail.com

Seguir o projeto:
www.facebook.com/LaCasaKolacho/


6 comentários:

  1. Interessante !Conseguiram com muita imaginação tornar essa favela um ponto tão turístico :-)
    Gostei muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito. Levaram guarda costas? Estou a brincar. Muito giro
    Beijinhos muitos

    ResponderEliminar
  3. Os modelos continuam lindos. Beijinhos

    ResponderEliminar