terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Buenos Aires, o charme europeu na América do Sul

A capital argentina é sempre referenciada como uma das mais europeias da América do Sul. Arquitetura colonial imponente e bem conservada, grandes avenidas ladeadas de árvores e muitos cafés são algumas das marcas de Buenos Aires. É uma cidade plana, bem organizada, repleta de jardins e de esplanadas. Ótima para passeios demorados, para sentar e apreciar.



Nós, que agora já somos dois e meio (uma bebé a caminho numa barriga já perto dos 6 meses  conta como meio, certo? ☺), visitámos Buenos Aires em dezembro. Foram quatro dias de muitos passeios a pé (com descansos pelo meio ☺) pelos diferentes bairros. Cada um com o seu charme e particularidade.

Buenos Aires bairro a bairro

Recoleta

A Recoleta foi a nossa morada nestes dias por aqui. Um bairro muito giro e bem localizado. Passear na zona levava-me a imaginar que se algum dia vivesse em Buenos Aires era aqui que escolhia morar. Talvez tenha sido o estilo europeu do bairro que de certa forma me lembrou o aconchego de casa. Dos pontos turísticos, gostei de conhecer a Plaza Naciones Unidas onde se encontra a famosa Floralis Generica: a flor gigante que abre e fecha as pétalas consoante a hora do dia. E soube tão bem aproveitar os fins de tarde e noites quentes de verão nas esplanadas. As do terraço do Buenos Aires Design, na Recoleta, são muito giras.


Jardim, Av. Pueyrredón
Plaza Naciones Unidas



San Telmo, um dos bairros mais antigos e tradicionais

Os dias de passeio por Buenos Aires começaram num domingo. E Domingo é dia de ir a San Telmo! Mesmo com chuva, como foi o nosso caso. É neste dia da semana que o bairro, conhecido pelo tango e pelas lojas de antiguidades, recebe a feira com o mesmo nome. A Calle Defensa, a artéria principal do bairro, neste dia, enche-se de gente. Percorremos esta rua cheia de lojas, bares e restaurantes, que é também famosa por ter sido a morada de Quino, o criador da menina mais contestatária do mundo - a Mafalda. Menos animada estava a Plaza Dorrego, um lugar de referência de San Telmo, que infelizmente se encontrava em obras.

Feira de San Telmo, Calle Defensa
Restaurante Manolo, Bolívar 1299 (Muito bom)
Basílica Nuestra Señora del Rosario


La Boca, tanta cor

Este bairro é conhecido pelo estádio do Boca Juniors - La Bombonera - e pelo Caminito, uma rua com casas típicas de madeira e zinco pintadas com uma grande variedade de cores. Passeámos pelos dois lugares e escolhemos uma esplanada do Caminito para relaxar e desfrutar do ambiente. Além deste dois sítios não há mais que ver em La Boca.




Microcentro


Microcentro é uma zona nos bairros San Nicolás e Monserrat, com muitos pontos turísticos e muita história para contar. Começámos o passeio na Avenida 9 de Julho, uma das mais largas do mundo, onde fica o famoso Obelisco. Seguimos pela Avenida Roque Sáenz Peña e passeámos nas movimentadas ruas desta zona. Descemos a agradável Avenida de Mayo, desde o imponente Congreso de la Nación Argentina até à bonita Plaza de Mayo. A Plaza de Mayo é a praça pública mais antiga de Buenos Aires, está rodeada de prédios históricos e governamentais e é lugar de manifestações.
Visitámos a Casa Rosada, sede do governo argentino, no primeiro dia de passeio em Buenos Aires, um domingo. Só é possível visitá-la nos fins de semana e feriados e é necessário fazer marcação no site https://visitas.casarosada.gob.ar/ .
  
Obelisco, Av. 9 de Julho
Evita, Av. 9 de Julho
Avenida Roque Sáenz Peña
Congreso de la Nación Argentina
Casa Rosada, Plaza de Mayo
Sala Eva Perón, Casa Rosada
Plaza de Mayo, vista da Casa Rosada



Palermo

Tudo o que é moderno e cool tem morada em Palermo, mais especificamente na secção Palermo Soho. As ruas deste bairro são tranquilas e bonitas, no entanto, cheias de lojinhas, cafés e esplanadas, especialmente na zona da Plaza Serrano. Cada sítio mais giro que o outro.
O bairro tem imensos restaurantes e bares e é por isso conhecido por ter a melhor vida noturna da cidade. Não faltam opções de lugares para ir. O restaurante Don Julio Parrilla (Guatemala, 4699) foi-nos recomendado por um amigo português que viveu em Buenos Aires e nós, agora, recomendamos também. A culinária argentina caracteriza-se por muita carne e por isso não se pode visitar Buenos Aires sem comer um "buen asado" (excepto se for vegetariano, claro ☺). 




Puerto Madero

A área portuária foi revitalizada e Puerto Madero é um dos lugares mais modernos da cidade. Conhecido pelos edíficios altos, pelo rio e pela ponte La Mujer (mais um dos símbolos da cidade). O passeio por aqui foi curto mas incluiu um almoço com vista para o rio.


Puente La Mujer


Abasto

O Abasto é conhecido por ter sido a morada do célebre cantor e compositor de tango, Carlos Gardel. Neste bairro encontramo-lo imortalizado em algumas paredes e, na rua com o seu nome, encontramos a estátua que o homenageia. O tango traduz-se na música e na dança e é um dos símbolos da capital argentina. Por isso, não quisemos sair de Buenos Aires sem experimentar a tradição cultural mais famosa do país. As opções de espetáculos são muitas e por vezes o difícil é escolher. Foi neste bairro que assistimos a um show de tango - o do Sabor a Tango. Gostámos mas preferíamos ter visto um espetáculo com mais dança. 



O sentimento que fica depois destes dias por aqui é aquele expresso no famoso tango de Carlos Gardel: Mi Buenos Aires querido!

Foi tão bom descobrir uma Buenos Aires cheia de charme e cheia de vida!

10 comentários:

  1. Mais uma viagem e desta vez a três!
    Como sempre,uma bonita descrição de uma cidade cheia de vida e cor.
    Gostei muito de passear por lá.....
    Beijinhos meus lindos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Esta foi a primeira a 3 :)
      Obrigada. Buenos Aires é uma cidade fantástica.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Mais uma viagem e desta vez a três!
    Como sempre,uma bonita descrição de uma cidade cheia de vida e cor.
    Gostei muito de passear por lá.....
    Beijinhos meus lindos

    ResponderEliminar
  3. Adorei! Essa Mariana já está a esgotar hipóteses de destinos pra passear! Bj aos 3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga.
      Eheheheh o mundo é gigante ;)
      Beijinhos nossos

      Eliminar
  4. Ui, estou cansada de tanto passear. Tenho que ir mais devagar, começar de novo. Com a bela descrição muito aprendi, mas terei que ler mais vezes para ficar mais culta, isto é, armazenar conhecimento.
    Vou desenhar na sala "Vereda del Tango" para aprender a dançar com o meu parceiro, não sei se terei parceiro...
    Bem, adorei.
    Muitos beijinhos meus queridos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheh obrigada :)
      Eu dei uns passos na Vereda del Tango :) Não é fácil. Tenho de treinar.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Reter: Floralis Generica
    Quino, o criador da menina mais contestatária do mundo - a Mafalda.
    Estádio do Boca Juniors - La Bombonera
    Avenida 9 de Julho, uma das mais largas do mundo
    Casa Rosada
    Restaurante Don Julio Parrill
    Ponte La Mujer
    Carlos Gardel, célebre cantor e compositor de tango.
    Fotos lindas, algumas com "três" belos modelos
    Beijinhos.
    P.S. Eu volto.



    ResponderEliminar