A capital argentina é sempre referenciada como uma das mais europeias da América do Sul. Arquitetura colonial imponente e bem conservada, grandes avenidas ladeadas de árvores e muitos cafés são algumas das marcas de Buenos Aires. É uma cidade plana, bem organizada, repleta de jardins e de esplanadas. Ótima para passeios demorados, para sentar e apreciar.
Nós, que agora já somos dois e meio (uma bebé a caminho numa barriga já perto dos 6 meses conta como meio, certo? ☺), visitámos Buenos Aires em dezembro. Foram quatro dias de muitos passeios a pé (com descansos pelo meio ☺) pelos diferentes bairros. Cada um com o seu charme e particularidade.
Buenos Aires bairro a bairro
Recoleta
A Recoleta foi a nossa morada nestes dias por aqui. Um bairro muito giro e bem localizado. Passear na zona levava-me a imaginar que se algum dia vivesse em Buenos Aires era aqui que escolhia morar. Talvez tenha sido o estilo europeu do bairro que de certa forma me lembrou o aconchego de casa. Dos pontos turísticos, gostei de conhecer a Plaza Naciones Unidas onde se encontra a famosa Floralis Generica: a flor gigante que abre e fecha as pétalas consoante a hora do dia. E soube tão bem aproveitar os fins de tarde e noites quentes de verão nas esplanadas. As do terraço do Buenos Aires Design, na Recoleta, são muito giras.
|
Jardim, Av. Pueyrredón |
|
Plaza Naciones Unidas |
San Telmo, um dos bairros mais antigos e tradicionais
Os dias de passeio por Buenos Aires começaram num domingo. E Domingo é dia de ir a San Telmo! Mesmo com chuva, como foi o nosso caso. É neste dia da semana que o bairro, conhecido pelo tango e pelas lojas de antiguidades, recebe a feira com o mesmo nome. A Calle Defensa, a artéria principal do bairro, neste dia, enche-se de gente. Percorremos esta rua cheia de lojas, bares e restaurantes, que é também famosa por ter sido a morada de Quino, o criador da menina mais contestatária do mundo - a Mafalda. Menos animada estava a Plaza Dorrego, um lugar de referência de San Telmo, que infelizmente se encontrava em obras.
|
Feira de San Telmo, Calle Defensa |
|
Restaurante Manolo, Bolívar 1299 (Muito bom) |
|
Basílica Nuestra Señora del Rosario |
La Boca, tanta cor
Este bairro é conhecido pelo estádio do Boca Juniors - La Bombonera - e pelo Caminito, uma rua com casas típicas de madeira e zinco pintadas com uma grande variedade de cores. Passeámos pelos dois lugares e escolhemos uma esplanada do Caminito para relaxar e desfrutar do ambiente. Além deste dois sítios não há mais que ver em La Boca.
Microcentro
Microcentro é uma zona nos bairros San Nicolás e Monserrat, com muitos pontos turísticos e muita história para contar. Começámos o passeio na Avenida 9 de Julho, uma das mais largas do mundo, onde fica o famoso Obelisco. Seguimos pela Avenida Roque Sáenz Peña e passeámos nas movimentadas ruas desta zona. Descemos a agradável Avenida de Mayo, desde o imponente Congreso de la Nación Argentina até à bonita Plaza de Mayo. A Plaza de Mayo é a praça pública mais antiga de Buenos Aires, está rodeada de prédios históricos e governamentais e é lugar de manifestações.
Visitámos a Casa Rosada, sede do governo argentino, no primeiro dia de passeio em Buenos Aires, um domingo. Só é possível visitá-la nos fins de semana e feriados e é necessário fazer marcação no site https://visitas.casarosada.gob.ar/ .
|
Obelisco, Av. 9 de Julho |
|
Evita, Av. 9 de Julho |
|
Avenida Roque Sáenz Peña |
|
Congreso de la Nación Argentina |
|
Casa Rosada, Plaza de Mayo |
|
Sala Eva Perón, Casa Rosada |
|
Plaza de Mayo, vista da Casa Rosada |
Palermo
Tudo o que é moderno e cool tem morada em Palermo, mais especificamente na secção Palermo Soho. As ruas deste bairro são tranquilas e bonitas, no entanto, cheias de lojinhas, cafés e esplanadas, especialmente na zona da Plaza Serrano. Cada sítio mais giro que o outro.
O bairro tem imensos restaurantes e bares e é por isso conhecido por ter a melhor vida noturna da cidade. Não faltam opções de lugares para ir. O restaurante Don Julio Parrilla (Guatemala, 4699) foi-nos recomendado por um amigo português que viveu em Buenos Aires e nós, agora, recomendamos também. A culinária argentina caracteriza-se por muita carne e por isso não se pode visitar Buenos Aires sem comer um "buen asado" (excepto se for vegetariano, claro ☺).
Puerto Madero
A área portuária foi revitalizada e Puerto Madero é um dos lugares mais modernos da cidade. Conhecido pelos edíficios altos, pelo rio e pela ponte La Mujer (mais um dos símbolos da cidade). O passeio por aqui foi curto mas incluiu um almoço com vista para o rio.
|
Puente La Mujer |
Abasto
O Abasto é conhecido por ter sido a morada do célebre cantor e compositor de tango, Carlos Gardel. Neste bairro encontramo-lo imortalizado em algumas paredes e, na rua com o seu nome, encontramos a estátua que o homenageia. O tango traduz-se na música e na dança e é um dos símbolos da capital argentina. Por isso, não quisemos sair de Buenos Aires sem experimentar a tradição cultural mais famosa do país. As opções de espetáculos são muitas e por vezes o difícil é escolher. Foi neste bairro que assistimos a um show de tango - o do Sabor a Tango. Gostámos mas preferíamos ter visto um espetáculo com mais dança.
O sentimento que fica depois destes dias por aqui é aquele expresso no famoso tango de Carlos Gardel: Mi Buenos Aires querido!
Foi tão bom descobrir uma Buenos Aires cheia de charme e cheia de vida!
Mais uma viagem e desta vez a três!
ResponderEliminarComo sempre,uma bonita descrição de uma cidade cheia de vida e cor.
Gostei muito de passear por lá.....
Beijinhos meus lindos
Este comentário foi removido pelo autor.
EliminarEsta foi a primeira a 3 :)
EliminarObrigada. Buenos Aires é uma cidade fantástica.
Beijinhos
Mais uma viagem e desta vez a três!
ResponderEliminarComo sempre,uma bonita descrição de uma cidade cheia de vida e cor.
Gostei muito de passear por lá.....
Beijinhos meus lindos
Adorei! Essa Mariana já está a esgotar hipóteses de destinos pra passear! Bj aos 3
ResponderEliminarObrigada amiga.
EliminarEheheheh o mundo é gigante ;)
Beijinhos nossos
Ui, estou cansada de tanto passear. Tenho que ir mais devagar, começar de novo. Com a bela descrição muito aprendi, mas terei que ler mais vezes para ficar mais culta, isto é, armazenar conhecimento.
ResponderEliminarVou desenhar na sala "Vereda del Tango" para aprender a dançar com o meu parceiro, não sei se terei parceiro...
Bem, adorei.
Muitos beijinhos meus queridos
eheh obrigada :)
EliminarEu dei uns passos na Vereda del Tango :) Não é fácil. Tenho de treinar.
Beijinhos
Reter: Floralis Generica
ResponderEliminarQuino, o criador da menina mais contestatária do mundo - a Mafalda.
Estádio do Boca Juniors - La Bombonera
Avenida 9 de Julho, uma das mais largas do mundo
Casa Rosada
Restaurante Don Julio Parrill
Ponte La Mujer
Carlos Gardel, célebre cantor e compositor de tango.
Fotos lindas, algumas com "três" belos modelos
Beijinhos.
P.S. Eu volto.
Ora aqui está um belo resumo :)
EliminarVolte sempre :)
Beijinhos