Ontem foi dia de jogo de futebol em Medellín. A final da Copa Libertadores, a liga dos campeões da América do Sul, foi disputada aqui na cidade. A equipa anfitriã, o Atlético Nacional de Medellín, derrotou a equipa equatoriana Independente Del Valle.
Medellín acordou em ambiente de festa: adeptos e simpatizantes desfilavam com a camisola do clube, soavam vuvuzelas e apitos, o verde e branco decorava a cidade.
Combinámos ver o jogo num dos ecrãs gigantes ao pé do estádio, na companhia de uns amigos colombianos e uma amiga americana. Na zona, que desde manhã cedo começou a receber gente, o desafio foi passar entre a multidão que dançava já ao som de reggaeton e vallenato. O fogo de artíficio iluminou o céu, o jogo começou e a festa do futebol seguia com aplausos e com os cânticos dos "verdes". Depois de 27 anos de jejum e sem Pablo Escobar*, o Atlético Nacional sagra-se campeão e levanta a taça mais importante do Continente.
*O primeiro título da Libertadores para o Atlético Nacional de Medellín foi em 1989. Nesta altura o clube ainda estava ligado a Pablo Escobar e consta que o troféu foi ganho graças à influência macabra do narcotraficante.
Tradições e festejos colombianos
A festa, na rua, é regada com muito álcool. Bebe-se aguardente antioquenha, canta-se e dança-se muito. Lá pelo meio levamos alguns banhos de cerveja, fruto do entusiasmo da celebração. Mas até aqui tudo normal. Desconhecia era que arremessos de espuma e de farinha também faziam parte dos festejos. Como podem imaginar, chegámos a casa num lindo estado e hoje quando acordei ainda sentia o pó da farinha nos olhos. Pelos vistos a tradição já não é o que era e graças a Deus que já caiu em desuso aquela em que atiravam também ovos. A festa, ao que parece, continua rija em alguns bairros da cidade.
Mais uma experiência que colecionamos neste país e que partilho com vocês.
Deixo-vos algumas das fotos que foi possível tirar no meio de tanta confusão e um vídeo para verem o ambiente.
Se volto a repetir? Não sei não... :)
Alta festa ! Esse povo é mesmo divertido :-)
ResponderEliminarMuitos beijinhos
O povo é divertido mas levar com farinha na cara não tem assim tanta piada eheheheh
EliminarBeijinhos
É festa, é festa e ninguém dorme! Bj
ResponderEliminarAdoram farra!
Eliminar