quinta-feira, 4 de agosto de 2016

A magia de Bahía Solano

Voltámos à Costa do Pacífico Colombiano, ao seu clima húmido e quente e às suas paisagens quase intocadas. Desta vez fomos conhecer Bahía Solano, a maior vila costeira da região de Chocó. Tal como a Nuquí (clicar para recordar), aqui só se chega de avião ou barco. Não há estradas até este destino e a natureza agradece; este isolamento é um benefício para as espécies de plantas e animais que habitam este tesouro natural.
Praia El Almejal

Uma imensidão de mar e selva e uma pequena povoação a quebrar este cenário. É esta a primeira imagem ao chegar de avião a Bahía Solano. As instalações do aeroporto ilustram bem a simplicidade que vamos encontrar na vila. Os moto-táxis transportam turistas e locais por esburacadas e lamacentas estradas sem asfalto. As primeiras casas que encontramos pertencem à única família indígena que mora no vilarejo, o qual é habitado, maioritariamente, por uma população descendente de escravos africanos. O hotel Balboa, construído pelo antigo líder do narcotráfico colombiano, Pablo Escobar, chama à atenção pela magnificência em relação à vizinhança. Bahía Solano é uma localidade segura embora possa parecer o contrário pela tão forte presença militar. É um lugar com poucos atrativos e não tem uma praia que encante os turistas. Mas além de ser uma porta de entrada para uma região exótica, repleta de natureza virgem e com muito por descobrir, é também conhecida pelos seus ilustres visitantes. Todos os anos, entre Julho e Outubro, Bahia Solano recebe as baleias jubarte. Depois de uma travessia de aproximadamente 9000 quilómetros chegam, desde a Antártida, às águas quentes do Pacífico Colombiano, para acasalar e dar à luz.

Há vários passeios que se podem fazer a partir de Bahía Solano. No nosso fim de semana fizemos estes dois:

Praia El Almejal, El Valle    

Há uma estrada que une Bahía Solano à povoação vizinha El Valle. Meia hora de moto-táxi é o tempo que necessitamos para ficar a conhecer umas das praias mais bonitas da zona. São vários os elementos que El Almejal reúne para uma paisagem paradisiaca: os caranguejos vermelhos a correr, as rochas enormes que salpicam a areia negra, o recúo da maré que oferece um espelho na praia e a densa selva de pano de fundo. Vale a pena a visita e o mergulho nas águas transparentes e quentes.


Observação de Baleias e Parque Nacional Utría

De El Valle, saímos, de lancha, para um passeio que nos levaria a conhecer o Parque Nacional Utría e a avistar as baleias jubarte.
Cruzámos o mar sempre com as montanhas e o verde da selva a acompanhar-nos. A paisagem é fantástica mas já não tiramos mais os olhos da água assim que avistamos a primeira baleia. Vimos tantas :) Observar estes gigantescos animais, que podem medir cerca de 16 metros e pesar de 35 a 40 toneladas, foi um espetáculo impressionante.
As baleias jubarte passam a maior parte do tempo com o seu corpo submerso. Há que ter paciência e esperar. Com o motor do barco desligado sentimos a serenidade do oceano. De repente o silêncio rompe-se com o som da respiração destes animais e presenciamos mais um momento maravilhoso. A natureza não nos brindou com o comportamento mais impressionante destes mamiferos - o salto. Mas ofereceu-nos dois momentos mágicos e inesquecíveis: tivemos a sorte de ouvir o canto das jubarte e de ver golfinhos a nadar e a saltar bem perto da nossa lancha.
No Parque Nacional de Utría passeámos pela floresta de mangues e demos um mergulho na lindíssima Playa Blanca, a única praia de areia branca desta costa.


Bahía Solano, miradouro Virgen del Carmen
Bahía Solano
El Almejal
El Almejal
El Almejal
El Almejal
El Almejal
El Almejal
Baleia Jubarte
Baleia Jubarte
Baleia Jubarte
Golfinho
Baleias Jubarte
Parque Nacional Utría
Parque Nacional Utría
Colibri, Parque Nacional Utría
Floresta de mangues, Parque Nacional Utría
Baía Utría
Baía Utría
Playa Blanca
Playa Blanca
El Valle
Fim do passeio, El Valle

Com uma câmara, dentro de água, conseguimos gravar o canto das baleias jubarte.
P.S. - na próxima vez que utilizar a máquina não me posso esquecer de atualizar a data e a hora :)







Algumas informações práticas

  • Desde o aeroporto Olaya Herrera, Medellín, há voos operados pela Satena e pela Ada. A duração do voo até Bahía Solano é de aproximadamente 40 minutos.
  • Em Bahía Solano só há UMA caixa multibanco. É melhor levar dinheiro.
  • Importante não esquecer de levar repelente e protetor solar com fator de proteção alto.
  • Nós ficámos alojados nas cabanas ecoturísticas da Posada del Mar em Bahía Solano. Para quem preferir ficar na praia, em El Almejal há opções de alojamento - o Ecolodge El Almejal e a Posada Don Ai ficam lado a lado e mesmo em frente ao mar.  


8 comentários:

  1. Espetáculo! A.D.O.R.E.I. É tão bom "viajar" convosco! Bj

    ResponderEliminar
  2. Vocês andam por cada sítio! Mãe sofre :-):-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh aventuras a mais para o teu gosto ;)
      Mas como tu dizes, o que vale é que só vês depois :)

      Eliminar
  3. Que lindo. As baleias, o parque e os visitantes. Como sempre bela descrição. Muitos beijinhos

    ResponderEliminar