segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Shalom a todos desde Israel

SHALOM!
Assim dizem olá em Israel :)



Cumprimento-vos desde a nossa nova morada; os dias por aqui são agora passados em Tel Aviv, onde já estamos a viver quase há um mês. Os primeiros tempos têm sido de adaptação, de descoberta e também de muito passeio ao fim de semana. Estamos a gostar!
Deixo-vos, por agora, algumas fotos e umas quantas curiosidades.

Morar aqui (neste mês tem sido) é:


- O fim de semana passar a ser à sexta-feira e ao sábado.
O shabat, o dia de descanso judaico, começa com o pôr do sol de sexta-feira e dura até ao pôr do sol de sábado. A fim de evitar o trabalho, os judeus concluem todas as tarefas como compras, limpeza, cozinha, ... antes do pôr do sol de sexta e por isso muitas lojas e restaurantes ficam fechados nesse período. No shabat, os judeus ortodoxos não mexem sequer em tecnologia. Há edifícios que têm os elevadores programados para parar em todos os andares para que não seja sequer necessário carregar no botão.

- Aproveitar muito o ar livre.
Tel Aviv é uma cidade outdoor: a praia, as extensas ciclovias e os inúmeros parques são um convite para aproveitar o ar livre. Como praticamente não chove moradores e turistas enchem as ruas da cidade. É maravilhoso!

- Estar no Médio Oriente e levar um estilo de vida ocidental :)
A cidade é muito cosmopolita, moderna e com uma enorme mistura cultural. Eu costumo dizer que Tel Aviv é a Barcelona cá do sítio. Ao contrário de outros países onde vivemos, que viam logo que éramos estrangeiros (ou gringos, como fomos muitas vezes chamados), aqui dirigem-se a nós sempre em hebraico. Passamos por israelitas!

- Não largar o Google Tradutor. Ai o hebraico!!!
Ter internet nunca foi tão importante como aqui. Sem o Google tradutor a malta não se safava. Como nem escrever as letras sabemos, utilizamos sempre a opção de fotografia. Por exemplo, no supermercado tiramos imensas fotos às embalagens, ainda assim, fazemos muitas vezes compras sem saber bem o que estamos a comprar :) E perceber onde se pode e não pode estacionar!?

- Ter em casa um quartinho de proteção à prova de bomba.
Israel, por causa dos conflitos em que (esteve) está envolvido, foi-se organizando e investindo muito para se defender. Uma das medidas foi a construção de bunkers nos edifícios. Em casa temos então uma divisão à prova de bomba que acaba por ser mais um quarto no nosso apartamento. Apesar disso, sinto-me muito segura na cidade.

- Sentirmo-nos dentro do aeroporto sempre que vamos às compras.
Um café expresso custa 2,50€!!! E sem vista para o mar. E não é só o café; é tudo caro!

- Comer muito húmus.
Pelo menos eu, que adoro!







7 comentários:

  1. E a Marianinha esta muito contenti!!!! :)

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Oh pá, gostei mtoooooo!
    Fico contente por se estarem a adaptar bem. um bj enorme aos 3 até breve

    ResponderEliminar
  4. Que maravilhosa descrição. Que maravilhosas fotos. Fico muito contente por estarem a gostar. A vida todos os dias nos leva a novas adaptações, com elas devemos estar felizes quando nos sentimos bem. Eu fiquei feliz.
    Obrigada NORINHA
    Muitos beijinhos meus Amores

    ResponderEliminar
  5. Vou voltar aqui para aprender algo e fazer convosco belos passeios.
    Até breve
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Parece ser uma cidade muito gira!
    Vou querer visitar. As fotos estão maravilhosas.
    beijinhos

    ResponderEliminar