Fila para entrar no supermercado. Caracas |
A escassez e o desabastecimento de produtos básicos, que se tem vindo a arrastar, intensificou-se mais nos últimos tempos e o cenário diário é o de longas filas à porta dos supermercados e farmácias.
Leite, farinha de milho, café, açúcar, shampoo, desodorizante, detergentes, entre outros produtos básicos com preços regulados, voltaram a desaparecer das prateleiras e adquiri-los tornou-se uma tarefa das bem difíceis.
Fruto da crise económica que se vive, eis que surgem duas novas "profissões" na Venezuela: Coleros e Bachaqueros. Na linguagem popular Venezuelana, Bachaqueros é o nome dado aos "profissionais" das filas que compram a mercadoria para revender por valores mais caros, dependendo da oferta e da procura; Coleros são os "profissionais" que compram para os seus próprios clientes ou simplesmente guardam lugares nas filas. Muitos donos de restaurantes já têm no seu staff um Colero. Estes Coleros são pagos de acordo com tempo despendido. Estes trabalhadores chegam a fazer mais do que uma fila por dia. Às vezes, até estão na fila sem saber se algum produto raro vai ser posto à venda mas, trabalho é trabalho!
Olá minha querida.
ResponderEliminarAchei piada, pois já lá vão uns 33 anitos e num consultório de ortodôncia na Fig também havia umas Senhoras a guardar a vez de quem não estava. Levavam dinheiro a cada utente que chegasse. Um dia, com consulta marcada, cheguei na hora e mesmo assim pediram-me dinheiro. Já não me lembro se dei, mas, achei estranho pois todas as Senhoras que chegavam davam.
Beijinhos
Eheheh não sabia disso! Uma "profissão" extinta em Portugal mas super atual aqui :)
EliminarBeijinhos
Um país cheio de oportunidades :-):-):-)
ResponderEliminarBeijinhos
Eheheh...mesmo! :)
EliminarEheheh...mesmo! :)
EliminarOra bolas. Estive a comentar coisas tão lindas e voltei a esta. Ok, Beijinhos
ResponderEliminareheh
Eliminar